Você está aqui: Página Inicial Administração Informática

Informática

Em 1988 surge a idéia e os primeiros passos no sentido de informatizar o Departamento de Pediatria então chefiado pelo Prof.Dr. João Tomás de Abreu Carvalhaes, devido ao incentivo e colaboração do Dr. Carlos Roberto Serachi o qual além das atividades junto ao Departamento de Pediatria,   como médico,  também desenvolvia, na qualidade de autor e programador,   o "software" Avaliação Nutricional em Pediatria no Centro de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina - CIS, Hoje Departamento de Informática - DIS

Na ocasião, o aplicativo mais utilizado era  um processador de texto, rodando em plataforma DOS,  mas que   já se mostrava ferramenta extremamente útil para elaboração de documentos com qualidade e rapidez.

Durante a gestão do Prof. Dr. Eduardo da Silva Carvalho mantiveram-se os investimentos em informática e, na medida em que melhoravam os recursos, as disciplinas também prosseguiam nesta direção.

Em 1996, a Chefia do Departamento passa para uma sede própria e  destina-se um espaço físico mais definido para a  Informática .

O Prof. Dr. Ulysses Fagundes Neto,  incentivou  e desenvolveu esforços  no sentido de colocar  as disciplinas e setores deste Departamento  em contato com os avanços mais atuais na área de informática.

A Profa. Rosana Fiorini Puccini, renovou todo Setor de Informática e colaborou com as disciplinas e setores para a  aquisição de novos equipamentos e softwares.

O Ambulatório Geral de Pediatria, sendo alvo de um trabalho conjunto entre do Departamento de Pediatria, Departamento de Informática em Saúde e Reitoria da UNIFESP, foi totalmente informatizado, inclusive com o desenvolvimento e implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

O Prof. Dr. Mauro Batista de Morais deu continuidade ao projeto de informatização plena dos setores da Pediatria com a implantação do Prontuário eletrônico na Disciplina de Infectologia Pediátrica e Setor de Nefrologia Pediátrica, sendo também iniciada a primeira fase de implantação no Pronto Atendimento/Pronto Socorro de Pediatria.


Equipe

Dr. Carlos Roberto Serachi
Responsável pela Área de Informática do Departamento de Pediatria
carlos.serachi@unifesp.br

Marcelo Almeida de Souza
Técnico da Tecnologia da Informação
souza@unifesp.br

Ações do documento