Você está aqui: Página Inicial Assistência Comissão de Bioética e Cuidados Paliativos Pediátricos

Comissão de Bioética e Cuidados Paliativos Pediátricos

Nos últimos anos os avanços médicos e tecnológicos permitiram a redução da taxa de mortalidade infantil e, simultaneamente, possibilitaram um aumento das taxas de sobrevivência de crianças portadoras de patologias graves e potencialmente letais, que necessitam de cuidados complexos. O diagnóstico de doenças limitantes ou ameaçadoras à vida é impactante e sua abordagem exige uma amplificação daquilo que consideramos como saúde e qualidade de vida, nos proporcionando uma oportunidade de desenvolver habilidades como humanidade, empatia, compaixão e resiliência. O cuidar com o olhar paliativo tem sido incorporado às discussões de maneira mais abrangente nos meios acadêmicos e de assistência à saúde. 

A COMISSÃO DE BIOÉTICA do Departamento de Pediatria da UNIFESP - EPM iniciou suas atividades em agosto de 2008 tendo como finalidade assessorar as equipes pediátricas em dilemas bioéticos, com ênfase em ações educativas e integração entre os profissionais da saúde envolvidos na assistência de crianças e adolescentes no Hospital Universitário. A partir de 2014, o grupo multiprofissional ampliou sua atuação para Cuidados Paliativos Pediátricos, sendo criada então a COMISSÃO DE BIOÉTICA E CUIDADOS PALIATIVOS PEDIÁTRICOS DO DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA.

A atuação desta Comissão engloba:

Bioética: área de conhecimento voltada para e reflexão e discussão dos valores referentes à vida, à saúde humana, e suas relações entre si e com o meio ambiente.

Cuidados Paliativos Pediátricos: abordagem voltada para a qualidade de vida tanto dos pacientes quanto de seus familiares frente a problemas associados a doenças que põem em risco a vida. A atuação busca a prevenção e o alívio do sofrimento, através do reconhecimento precoce, de uma avaliação precisa e criteriosa e do tratamento da dor e de outros sintomas, sejam de natureza física, psicossocial ou espiritual. (Organização Mundial de Saúde -2002).

MISSÃO:

Promover, divulgar e multiplicar, em caráter interdisciplinar, o conhecimento na área de bioética clínica e cuidados paliativos pediátricos. 

Congregar e coordenar profissionais da área de saúde e de outras áreas do conhecimento na Pediatria, interessados na pesquisa, no estudo e na implementação dos Cuidados Paliativos e Bioética Clinica.

Promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus componentes.

VISÃO:

Ser referência, para profissionais atuantes na assistência pediátrica do Departamento de Pediatria, em Cuidados Paliativos e Bioética Clínica, ampliando o conceito de equipe interdisciplinar na saúde.

VALORES:

Ética; Responsabilidade; Humanismo; Compromisso institucional; Solidariedade; Dignidade; Respeito; Amor e Dinamismo.

 

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Simone Brasil de Oliveira Iglesias 

CONSULTORIA: Profa. Dra. Ruth Guinsburg

MEMBROS:

Médicos - Profa. Dra. Aída de Fátima Thomé Barbosa Gouvêa (CEADIPE); Dra. Cecília Micheletti (Pediatria Geral e Comunitária); 
Enfermagem – Isabella Valério dos Santos Delmotte e Selma Cristina da Silva Borba
Psicólogia - Silvia Mara Herbelha Joppert
Serviço Social - Roseli Aparecida Monteiro Robles

 
Ações do documento