Você está aqui: Página Inicial Residência

Residência Médica

O programa de residência médica em pediatria da Universidade Federal de São Paulo foi implantado oficialmente em 1968. Indiscutivelmente foi um progresso na formação dos futuros pediatras, dando-lhes intenso treinamento em assistência direta à criança, participação em reuniões, discussões clínicas e científicas e iniciação em pesquisa.

O número de vagas para a residência em pediatria era limitado, porém com o surgimento e aprimoramento das especialidades em seus campos de atuação, seja no âmbito ambulatorial ou hospitalar, houve um crescimento significativo do Departamento de Pediatria e suas disciplinas, o que possibilitou o aumento do número de vagas para a formação de novos residentes.

Atualmente nosso programa de residência médica é oferecido para 24 médicos ao ano no programa de acesso direto, sendo sua duração total de 2 anos. A proposta do programa é a formação sólida do profissional tendo como base o atendimento integral à criança e a compreensão do significado do processo saúde-doença, atuando em todos os níveis de atenção à saúde, desde a prevenção até os mais complexos procedimentos. Além disso, buscamos que os nossos residentes entendam e vivenciem a relação médico-paciente da forma mais ampla possível, estabelecendo um vínculo mais efetivo.

Com o crescimento das especialidades pediátricas também tivemos um aumento significativo do número de médicos interessados em aprimorar seus conhecimentos nas diversas áreas de atuação e hoje contamos com 76 vagas para R3 e 72 vagas para R4, dentre essas:

 

ESPECIALIDADE


Vagas para
R3


Vagas Para
R4

Alergia e Imunologia

6

6

Endocrinologia Pediátrica

4

4

Gastroenterlogia Pediátrica

6

6

Hematologia Pediátrica

4

6

Infectologia Pediatrica

 4

 4

Medicina Intensiva Pediátrica

 12

 12

Nefrologia Pediátrica

 8

 10

Neonatologia

 12

 12

Nutrologia Pediátrica

6

 4

Pneumologia Pediátrica

 4

 4

Reumatologia Pediátrica

 4

 4

Pediatria Ano Opcional

 2

 -

Medicina do Adolescente

 2

 -

 

 

 residenciaped@unifesp.br

Ações do documento