Residência

O programa de residência médica em pediatria da Universidade Federal de São Paulo foi implantado oficialmente em 1968. Indiscutivelmente foi um progresso na formação dos futuros pediatras, dando-lhes intenso treinamento em assistência direta à criança, participação em reuniões, discussões clínicas e científicas e iniciação em pesquisa.

O número de vagas para a residência em pediatria era limitado, porém com o surgimento e aprimoramento das especialidades em seus campos de atuação, seja no âmbito ambulatorial ou hospitalar, houve um crescimento significativo do Departamento de Pediatria e suas disciplinas, o que possibilitou o aumento do número de vagas para a formação de novos residentes.

Atualmente nosso programa de residência médica é oferecido para 18 médicos ao ano no programa de acesso direto, sendo sua duração total de 3 anos. A proposta do programa é a formação sólida do profissional tendo como base o atendimento integral à criança e a compreensão do significado do processo saúde-doença, atuando em todos os níveis de atenção à saúde, desde a prevenção até os mais complexos procedimentos. Além disso, buscamos que os nossos residentes entendam e vivenciem a relação médico-paciente da forma mais ampla possível, estabelecendo um vínculo mais efetivo.

Comissão de Residência Médica em Pediatria

Prof Dr Allan Chiaratti de Oliveira   (Coordenador)
Profa Dra Simone Brasil de Oliveira  Iglesias  
Profa Dra Alessandra Ramos Souza 
Dr. Danilo Turcato Ivankovich

Residência Médica - áreas de atuação Especialidades Pediátricas

Com o crescimento das especialidades pediátricas também tivemos um aumento significativo do número de médicos interessados em aprimorar seus conhecimentos nas diversas áreas de atuação e hoje contamos com 74 vagas para R3 e 72 vagas para R4, dentre essas: 

 Contato: residenciapediatriaunifesp@gmail.com