Setores
Unidade de Internação Clínica Pediátrica
Unidade de Internação Clínica Pediátrica (Enfermaria do 9º andar)
Coordenador: Silvio Kazuo Ogata e Ana Cristina Fontenele Soares
Rua Napoleão de Barros,715 – 9º andar
Vila Clementino – São Paulo – SP
A Unidade de Internação Clínica Pediátrica (Enfermaria de Pediatria), localizado no 9º andar do Hospital São Paulo - Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo, e tem como missão a prestação de assistência médica aos pacientes pediátricos provenientes de vários setores do Hospital São Paulo e da rede gerenciada pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), além do ensino e pesquisa em Pediatria Clínica e atividades de graduação e pós-graduação do Departamento de Pediatria.
A equipe médica da Enfermaria de Pediatria é composta por 1 médico técnico-administrativo em educação, especialista em pediatria, que atua na preceptoria com assistência diária aos médicos residentes, sendo 10 residentes (R1, R2 e R3) que estagiam nas diferentes especialidades da Enfermaria de Pediatria. Adicionalmente, professores, preceptores e residentes das diversas especialidades pediátricas comparecem regularmente para o acompanhamento de seus pacientes e assistência aos médicos residentes da Enfermaria de Pediatria. A UICP também conta com diversas equipes: enfermagem, classe hospitalar, fisioterapia, farmácia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social e voluntariado.
As equipes multiprofissionais e a estrutura física da Enfermaria de Pediatria que permite o atendimento de 18 crianças, distribuídas em 9 quartos com dois leitos cada, possibilita um tratamento humanizado com atendimento multiprofissional e interdisciplinar aos pacientes pediátricos internados.
Medicina Intensiva Pediátrica
Rua Napoleão de Barros,715 – 9º andar
Vila Clementino – São Paulo – SP
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Helena Müller Dittrich
A UCIP - Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos –setor subordinado à chefia do Departamento de Pediatria da UNIFES-EPM, encontra-se localizada no Hospital Universitário – Hospital São Paulo e tem como missão a prestação de assistência médica aos pacientes pediátricos gravemente doentes, provenientes de vários setores do Hospital São Paulo, além do ensino e pesquisa em Medicina Intensiva Pediátrica, nas atividades de graduação e pós-graduação do Departamento de Pediatria.
Desde nossa abertura em julho de 1986 já foram atendidos mais de 12.000 pacientes, além da formação próxima de 300 médicos intensivistas pediátricos, caracterizando a UCIP como um centro de excelência nacional no atendimento e formação em medicina intensiva pediátrica.
Nossa equipe médica é composta, atualmente, por 17 médicos TAEs, todos especialistas em medicina intensiva pediátrica - AMIB, sendo 5 doutores, 5 mestres, 2 MBA, com grande conhecimento científico e experiência clínica nas diversas áreas de atendimento existentes em medicina intensiva pediátrica. As equipes de enfermagem, fisioterapia e de nutrição, que compõem a UCIP, proveem atendimento multiprofissional integrado e de qualidade em tempo integral.
Atualmente nossa estrutura física permite o atendimento de 13 crianças (4 em tratamento semi-intensivo e 9 em tratamento intensivo).
Unidade de Internação de Cirurgia em Pediatria
Rua Napoleão de Barros, 715 – 1º andar
Vila Clementino – São Paulo – SP
CEP – 04024-002
Fones: (55-11) 5576-4574
Coordenadora: Dra. Juliana Perroni Hummel
A unidade foi inaugurada em 17 de maio de 2005 em uma área de 800 m2 reformada em parceria com o ICRIM. O objetivo desta unidade é prover assistência de qualidade às crianças e adolescentes no pré e pós-operatório, reunindo em uma enfermaria com 25 leitos várias disciplinas cirúrgicas (Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Urologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Oftalmologia, Dermatologia, Ginecologia, Vascular, Cabeça e pescoço e Neurocirurgia). A equipe, composta por pediatras e residentes de pediatria, trabalhando em conjunto com as equipes cirúrgicas, promove melhor atendimento aos pacientes. Na atenção integral à criança, contamos com a colaboração de equipe multiprofissional (fonoaudiologia, psicologia, assistente social, nutricionista, fisioterapia e classe hospitalar). Anualmente admitimos por volta de 1500 internações para realização de cirurgias eletivas, urgência/emergência; advindas dos ambulatórios, pronto socorro ou transferência de outros serviços.
Emergências Pediátricas
Setor de Emergência Pediátrica
Pronto Atendimento: Rua Napoleão de Barros, 719 – Térreo – Telefone: 5576-4209
Emergência e Enfermaria: Rua Pedro de Toledo, 720 – 1º andar - Telefone: 5576-4217
Vila Clementino – São Paulo – SP
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Helena Müller Dittrich
Coordenação Assistencial Geral: Dra. Gisele Limongeli Gurgueira
Vice Coordenação Assistencial Geral: Dr. Leandro Guimarães Peyneau
O Setor de Emergência Pediátrico presta assistência médica aos pacientes pediátricos de zero a 12 anos incompletos provenientes de procura espontânea, encaminhados pelas AMAs e dos diversos ambulatórios de pediatria e clínicas cirúrgicas do Hospital São Paulo. Está integrado com outras especialidades da Emergência do Hospital São Paulo como ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral e neurologia. Atualmente tem uma demanda média de 100 atendimentos em 24 horas. Possui uma estrutura diferenciada com uma sala de emergência e uma sala com dois leitos de estabilização para doentes gravemente enfermos. A enfermaria de retaguarda possui capacidade para 13 leitos sendo um de isolamento. A maioria dos casos atendidos (70%) é de média e alta complexidade em virtude das características do atendimento do hospital São Paulo (terciário e quaternário) com casos diversificados como doença falciforme, insuficiência hepática, insuficiência renal, erros inatos do metabolismo, cardiopatias congênitas, hemofílicos entre outras. Contamos com uma equipe multiprofissional especializada no atendimento de emergência pediátrico com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos durante 24 horas de atendimento.
O setor está inserido em várias unidades curriculares da graduação médica: na observação da prática médica do primeiro ano, semiologia da criança e adolescente do terceiro ano e é responsável pela unidade curricular de emergência pediátrica do sexto ano. Participa nos programas de residência pediátrica, multiprofissional, enfermagem e saúde da família como cenário de treinamento prático.